Cursos Profissionais
Os Cursos Profissionais são hoje em dia o percurso inteligente para os jovens ao nível do ensino secundário de educação, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional.
Para além de respeitarem o teu perfil pessoal, a aprendizagem que realizas nos Cursos do Ensino Profissional valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas, as autarquias locais e as instituições regionais, nacionais e mesmo internacionais.
Os Cursos Profissionais distinguem – se de outros pelo facto de terem uma estrutura curricular organizada por módulos e UFCD’s, permitindo uma maior flexibilidade e o respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.
O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural | Científica | Técnica. A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.
Os Cursos Profissionais culminam com a apresentação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), que é um projecto, no qual serão demonstradas as competências e saberes desenvolvidos ao longo da formação.
Vantagens do Ensino Profissional
O Ensino Profissional é um ensino que, além de formar o jovem nas componentes científico-humanísticas (consideradas essenciais à sua formação), lhe assegura, em simultâneo uma formação profissional e garante-lhe uma qualificação profissional, podendo, aos 18 anos, estar apto a iniciar uma atividade profissional num determinado setor de atividade económico laboral.
Uma das grandes vantagens é que se começa a constatar cada vez mais que o desemprego jovem está, essencialmente, nos alunos que foram pela via científico-humanística ao invés da profissional.
“As empresas não têm, neste momento e naquilo que é a sua atividade, necessidade da formação científico-humanística. Precisam que os jovens saibam outro tipo de saberes, realizar outro tipo de tarefas, que tenham outro tipo de competências correspondentes à atividade que desenvolvem. Esta é a grande vantagem do Ensino Profissional, à qual acresce o facto de o jovem, tendo o 12º ano e não querendo investir na saída profissional, poder continuar a seguir os estudos para o Ensino Superior.” (Gonçalo Xufre Silva, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP))
As vantagens e mais-valias do Ensino Profissional passam ainda por:
– Satisfação dos alunos, face aos resultados que eles apresentam quando vêm para um curso que, efetivamente, acaba por lhes dar mais motivação.
– Os jovens não aprendem só saberes;
– Aprendem a fazer coisas e isso é muito importante em jovens que têm 16, 17 ou 18 anos;
– A componente técnica /prática permite que tenham uma motivação muito acrescida nas aulas;
“O Ensino Profissional só tem vantagens.”G G.Xufre
Enquanto estudas tens direito a:
-
- SUBSÍDIO DE ALIMENTAÇÃO
- SUBSÍDIO DE TRANSPORTE
- BOLSA DE MATERIAL ESCOLAR
- BOLSA DE ALOJAMENTO
- BOLSA DE PROFISSIONALIZAÇÃO.
QUEM PODE FREQUENTAR OS CURSOS PROFISSIONAIS?
Os Cursos Profissionais são o percurso mais indicado para os jovens que:
- Concluíram o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
- Procuram um ensino mais prático, direcionado para o mundo do trabalho e que paralelamente permitem a hipótese de prosseguimento de estudos;
- Têm idade não superior a 19 anos à data do início do ano escolar;
- Os cursos profissionais têm a duração de 3250 horas o que corresponde a 3 anos letivos;
- Conferem certificação escolar equivalente ao 12º ano e uma certificação profissional de nível IV;