Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva – EMAEI
Vivendo atualmente num mundo global e plural, e tendo por base a multiplicidade e pluralidade dos alunos que chegam ao mundo da escola há a necessidade de se apostar em conceitos já antigos, mas que ainda não vinham plasmados na legislação. Apostar na inclusão e na diversificação dos percursos de ensino secundário por forma a que todos os alunos possam alcançar o tão almejado sucesso educativo.
A educação inclusiva prima por princípios de equidade para todos e quaisquer alunos possam ter acesso aos apoios necessários de modo que possam concretizar o seu potencial de aprendizagem e de desenvolvimento.
Sabendo que o centro da atividade da escola estão o currículo e as aprendizagens dos alunos procedeu-se através das leis identificadas à “necessidade de cada escola reconhecer a mais-
valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa”
Assim estas equipas, dotadas do seu carater multidisciplinar “Reconfigura-se o modelo de Unidade Especializada num modelo de Centro de Apoio à Aprendizagem, que aglutina o primeiro, transformando-se num espaço dinâmico, plural e agregador dos recursos humanos e materiais, mobilizando para a inclusão os saberes e competências existentes na escola, valorizando, assim, os saberes e as experiências de todos”.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva é constituída por:
a) Um dos docentes que coadjuva o diretor;
b) Um docente de educação especial;
c) Três membros do conselho pedagógico com funções de coordenação pedagógica de diferentes níveis de educação e ensino;
d) Um psicólogo”
e tem como objetivos:
a) Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
b) Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;
c) Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma”.