Nome do Projeto: Formação em Contexto de Trabalho na Europa – Um profissional europeu
Projeto Nº: 2017-1-PT01-KA102-035470
Objetivos e resultados Gerais do projeto:
A Escola:
– melhorar a sua imagem a nível internacional
– publicitar a sua internacionalização através deste projeto na região
– aumentar a sua competitividade na região
– cativar e motivar os encarregados de educação para inscreverem os seus educandos na EPC
Coordenadores de Curso
– Desenvolver os contatos com a empresa intermédia e as empresas que vão receber os nossos alunos, para criar os planos de estágio
– trocar experiências de formação em contexto de trabalho;
– incentivar a comunicar em língua estrangeira, nomeadamente a língua inglesa;
A Direção:
– Compreender a importância deste projeto internacional
– Divulgá-lo perante outras escolas
– Incentivar a equipa pedagógica a desenvolver mais atividades internacionais
Os alunos beneficiários
A nível desenvolvimento de competências linguísticas:
– Para colmatar as necessidades das competências linguísticas a escola vai criar um curso extra de 20 lições para os alunos – participantes – reforço linguístico língua inglesa;
– Aprendizagem da língua italiana através do apoio linguístico online (OLS)
– aplicação/desenvolvimento da língua italiana e inglesa in loco, quer local de trabalho quer no dia a dia, durante a mobilidade;
A nível desenvolvimento de competências técnicas:
– Criar um plano inovador e que inclua novas competências de acordo com as características de cada um dos cursos;
– Desenvolver tarefas que sejam práticas e que tenham aplicabilidade no mercado de trabalho;
– Apostar no contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuladas durante a formação, face aos meios disponíveis na escola;
– Desenvolver a criatividade e da permeabilidade à inovação científica e técnica;
– Desenvolver hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
– Experimentar vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
– Compreender conhecimento da estrutura, organização e funcionamento da empresa/instituição;
– Desenvolver capacidades de auto-avaliação do trabalho realizado;
– permitir que o aluno participe na elaboração do plano de estágio.
A nível desenvolvimento pessoal/social/cultural
– desenvolver ações informais com os alunos sobre a cultura do país e cidade de Berlim;
– solicitar aos professores de Área de Integração que expliquem em contexto de sala de aula contexto social e económico do país.
– conversar informalmente com os alunos sobre os receios de sair do país sem os encarregados de educação;
– explicar que embora estejam sozinhos durante as 9 semanas que vão ter um acompanhamento para qualquer emergência;
– explicar que os pais não necessitam de contribuir com qualquer financiamento familiar;
– demonstrar a importância que devemos ter pela cultura do país hospedeiro;
– explicar a importância de se realizar uma mobilidade internacional;
– incentivar a autonomia dos alunos no exterior, convidando ex-alunos que já tenham tido essa experiência e possam relatá-las.
Os alunos participantes:
Erasmus+ – Rimini:
Video Presentation: