REFUGEES CRISIS – APROACHING “THE NEXT DAYS”
(Crise dos Refugiados – Abordando “o dia seguinte”)
Nos últimos anos, o principal tema das mais importantes conferências da União Europeia é a “crise dos refugiados e seu impacto nos países europeus”. Houve muitos conflitos entre os países sobre suas responsabilidades dentro do assunto, o que levou a diferentes reações.
Milhares de pessoas provenientes de diferentes áreas, mas principalmente do Médio Oriente, tentam escapar da guerra e da destruição.
Este grande fluxo choca a consciência dos povos europeus e gera uma grande emergência educacional com a qual as escolas devem lidar. Oito escolas secundárias de Portugal, Alemanha, Grécia, Itália, República Checa, Roménia, Polónia e França, que expressam opiniões diferentes sobre a questão dos refugiados, compõem a nossa parceria.
A maioria das instituições já implementou outros projetos temáticos relacionados com a exclusão / inclusão social, aceitação, tolerância, integração, empreendedorismo, criatividade, crise de refugiados.
Além dos envolvidos diretamente no projeto (aproximadamente 500 alunos e 30 professores), esperamos que outros 2000 refugiados beneficiem dos resultados do programa.
Os principais objetivos deste projeto são:
- Intercâmbio de técnicas de ensino e boas práticas relacionadas à integração de refugiados;
- O desenvolvimento de ferramentas para facilitar a adaptação dos jovens refugiados nas comunidades locais;
- O debate construtivo que visa aliviar medos, reações racistas e discriminação;
- A promoção do conhecimento dos participantes sobre a atual crise dos refugiados na Europa, história, geografia, cultura e a competência na linguagem do desenvolvimento e as capacidades em TIC.
A metodologia aplicada será experimental, de modo a promover aprendizagens colaborativas, criatividade e inovação. Os professores orientarão as atividades de cooperação on-line entre os alunos para realizar o trabalho em equipa multinacional. Serão utilizados diferentes meios para tornar isso possível: TwinSpace, o site do Projeto, a página do Projeto no Facebook, videoconferências, e-mails. Promoveremos todo tipo de atividades práticas presenciais e online, aumentando a criatividade dos alunos, o trabalho em equipa, a interpretação de papéis, a capacidade de resolução de problemas com base nos princípios da metodologia experimental.
Para atingir os objetivos acima, todos os parceiros realizarão as seguintes atividades:
- Descrição da crise de refugiados na literatura (poesia, teatro), música e cinema para despertar consciência e empatia;
- Trabalhos artísticos criativos, fotografia, banda desenhada, design de diários, debates, conferências e apresentações;
- Visitas a campos de refugiados, a ONGs, a organizações a e autoridades locais para obter feedback sobre as suas ações e apoio às populações imigrantes;
- Design e criação de posters com logótipo, página web e espaço eTwinning;
- Projeto e publicação do guia dos refugiados recém-chegados aos países anfitriões;
- Atividades de divulgação para a comunidade local e nacional. Promoção dos conhecimentos sobre geografia, história, cultura, TIC e línguas estrangeiras.
Após a conclusão de todas as atividades acima, esperamos alcançar os seguintes resultados:
- Consciência das causas e efeitos da crise no Médio Oriente e do fluxo de refugiados Sensibilização de toda a comunidade escolar contra a xenofobia, racismo e discriminação;
- Erradicação do medo e preconceito, mudança de mentalidade;
- Despertar a solidariedade e o interesse dos alunos por atividades voluntárias, aumentando o conhecimento sobre questões de refugiados. Desenvolvimento de capacidades de debate e colaboração entre todas as instituições participantes;
- Aquisição de conhecimentos sobre história, democracia, política internacional e cultura dos países participantes;
- Desenvolvimento de competência linguística e capacidades em TIC;
- Consciência da importância da diversidade cultural e linguística na Europa;
- Tolerância e aceitação de outras culturas;
- Em relação ao impacto previsto e aos potenciais benefícios a longo prazo, esperamos aumentar o interesse dos alunos pelo projeto e auxiliar o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o assunto, tornar-se mais forte no tratamento da discriminação e xenofobia, aprender a coexistir com outras pessoas e expressar solidariedade para com os refugiados. Os
alunos podem ser rápidos a realizar trabalho voluntário ou serviço social. Finalmente, os alunos irão melhorar em termos de línguas estrangeiras e TIC. - Os professores melhorarão as suas capacidades comunicativas e de gestão, adquirirão conhecimentos sobre ambientes atualizados de TIC. Estarão envolvidos no trabalho de equipa colaborativo europeu presencial ou através da utilização da plataforma eTwinning. As suas capacidades pedagógicas e experiência profissional serão enriquecidas com a partilha de métodos de ensino e boas práticas.
- As escolas parceiras criarão uma rede europeia e desenvolverão uma atitude mais aberta em relação à educação.
- As comunidades locais ficarão familiarizadas com projetos internacionais e desenvolverão a consciencialização, tolerância e respeito europeus. Os refugiados ficarão conscientes do fato de que muitos europeus são solidários e preocupados com os seus problemas e conhecerão o ideal de inclusão e tolerância da UE.
- Finalmente, uma mudança de atitude deve ocorrer no sentido de que “não devemos chamá-la de crise, mas um desafio que pode ser enfrentado”.
Filme “If i Were a Refugee” – Realizado e Produzido pela EPCuba