Content and Language Integrated Learning – CLIL
De acordo com a nova abordagem CLIL, pressupõe-se o ensino de diferentes conteúdos disciplinares através de uma língua estrangeira, contribuindo para uma pedagogia do sucesso e promovendo no jovem uma atitude positiva de autoconfiança face à aprendizagem de línguas.
O princípio subjacente à metodologia CLIL baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo-se desta forma, não só a competência linguística no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados através da língua.
Desta forma, estimula-se a consciência cultural, a internacionalização, bem como a preparação tanto para o estudo e vida profissional, e aumento da motivação ao nível escolar.
Todavia, ao contrário do que se poderia esperar, uma aula de CLIL não é uma aula dedicada ao estudo da língua, devendo esta incluir conteúdos sobre determinado assunto definido no currículo, bem como fomentar o desenvolvimento de competências ao nível cognitivo. Ora, ao ser lecionada em língua estrangeira estamos a favorecer simultaneamente a dimensão comunicativa da língua, bem como a sua utilização ao serviço do ensino e da aprendizagem.
O “CLIL Me In”, iniciou-se este ano letivo na EPC e desenvolver-se-á numa parceria com o Agrupamento de Escolas de cuba e de Vidigueira e vai ser coordenado pela Câmara Municipal de Cuba.
Este projeto tem como principais objetivos:
- Alterar o paradigma do ensino da língua inglesa;
- Preparar efetivamente os alunos para o atual mercado de trabalho que se apresenta cada vez mais disperso, exigente e global;
- Melhorar as competências dos docentes ao nível do ensino do inglês e das restantes disciplinas intervenientes no processo CLIL;
- Melhorar a articulação entre docentes inter e intra escolas;
- Introduzir novas metodologias de ensino e aprendizagem;
- Promover a utilização de técnicas e recursos didáticos centrados no aluno;
- Promover o recurso a técnicas de desenvolvimento da metacognição;
- Introduzir novos instrumentos de avaliação;
- Aumentar o sucesso educativo dos alunos nas disciplinas intervenientes na abordagem CLIL.