Erasmus+ Berlim

A Escola Profissional de Cuba, teve a sua candidatura aprovada pelo programa Erasmus+, Ação-Chave 1 (KA1) – Mobilidade individual para fins de aprendizagem, e dá a possibilidade a 14 alunos de realizarem a formação em contexto de trabalho durante 65 dias em Berlim, Alemanha. Este estágio tem como objetivo a aproximação dos beneficiários à vida ativa num contexto internacional, onde podem desenvolver/adquirir, capacidades técnicas, culturais e linguísticas.

A escola desenvolveu uma parceria de cooperação com a Berlink, que serviu de organização intermediária entre a escola e as empresas de acolhimento, além de nos ter facilitado a contratação dos transferes, alojamento e passes dos transportes públicos. Os alunos quando se inscreveram neste projeto já sabiam à partida que as famílias não iriam ter qualquer tipo de custo, uma vez que o programa Erasmus + subsidia tudo, desde as passagens aéreas, alojamento, seguros, transportes públicos e alimentação.

Os alunos partiram para Berlim no dia 17 de Maio de 2019, com grandes expetativas e o desejo de mostrar as capacidades que desenvolveram durante quase 2 anos na escola. De acordo com as reações dos mesmos, pode-se dizer que o “primeiro impacto com a cidade de Berlim”, foi bastante positivo, pois a forma como foram recebidos, deixou-os muito agradados, sentiram-se verdadeiros “embaixadores de Portugal”.

No primeiro dia tiveram uma reunião com os elementos da Berlink, onde houve a possibilidade de se apresentarem formalmente e compreenderem as suas responsabilidades enquanto estagiários nas empresas de Berlim que lhes foram atribuídas de acordo com os seus perfis profissionais e pessoais, assim como o dia de integração/entrevista nas empresas.

Os alunos durante o período dos 65 dias, além de desenvolverem as suas tarefas nas empresas, têm ainda a oportunidade de realizar diversas atividades culturais e conhecer a verdadeira realidade de Berlim.
Não nos podemos esquecer do principal, deixar aqui a referência aos nossos alunos, que se encontram a realizar a mobilidade em Berlim.

  • Berlim
  • Infantário Kita Primavera
  • Lar de Idosos – Fürsorge im Alter – Seniorenresidenz im Pankow
  • Empresa de Audiovisuais – TC Mall
  • Lar de idosos Seniorenwohnpark Lichtenberg GmbH
  • Infantário ANEZOLIA
  • Infantário Casa Azul
Partilha: